13 fevereiro

Vumbora 2020: tudo pronto para o bloco mais axé do Folia de Rua tomar a avenida

Vumbora 2020: tudo pronto para o bloco mais axé do Folia de Rua tomar a avenida

Nesta sexta-feira (14), o bloco Vumbora 2020 desce a ladeira de Miramar em direção à orla de João Pessoa, seguido por uma serpente colorida que se encantará não por um flautista, mas por um guitarrista do axé. A serpente é a multidão, e o guitarrista é Bell Marques, cuja energia contagiante manterá a animação por um percurso de três horas de muito balanço e alegria, até chegar ao Busto de Tamandaré. A concentração começará às 18h, em frente ao Posto 99, com saída prevista para as 21h. A partir de então, a Avenida Epitácio Pessoa se transformará em um imenso corredor de foliões.

 

O baiano Bell Marques, que liderou o Chiclete com Banana por mais de três décadas, pretende realizar um evento ainda melhor do que foi a primeira edição, ocorrida em fevereiro do ano passado – e, pela vendagem dos abadás e o clima de expectativa para o grande dia, o objetivo será amplamente alcançado. “No ano passado, foi um escândalo! Uma das melhores festas que já fiz na minha vida!”, vibra. A ideia dele, para este ano, é seguir fazendo história. “Nesta sexta-feira, não fique de fora. Será imperdível”, acrescenta, em vídeo convite divulgado nas redes sociais do bloco.

 

Os abadás, que este ano terão a cor roxa como a principal, serão entregues a partir desta quinta-feira (13), no Shopping Pátio Altiplano. Durante a entrega, haverá a distribuição de mudas de árvores para os foliões, ação que tem a parceria da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa. Na mesma ocasião, os organizadores do bloco receberão os alimentos doados por quem optou pelo ingresso social, o Amigo Vumbora: dois quilos de alimento não perecível, cujo destino será a ONG Ganha Mais Quem Doa, que, desde 2009, distribui cestas básicas aos pacientes do SUS em tratamento contra o câncer no Hospital Napoleão Laureano. “Além de se divertir, o folião faz uma boa ação”, diz Hélio Fernandes, coordenador de Marketing do bloco.

 

Na estrutura, o bloco contará com um carro de som de apoio, vindo de Salvador, para reverberar o mesmo som do trio de Bell. A segurança também será reforçada, com cerca de 800 cordeiros especializados (muitos deles virão de fora), 300 seguranças e 25 bombeiros civis – além do apoio das polícias Civil e Militar da Paraíba. “Trabalharemos para que o índice de ocorrências seja ainda menor que em 2019, quando tivemos menos de 20 episódios – nenhum deles, grave”, diz Daniel Rodrigues, da Rede Nord Hotéis – uma das empresas responsáveis pelo bloco, ao lado da Colônia Produções, da Mult Promoções e da Luan Promoções & Eventos.

 

Em 2019, o Vumbora criou 2,5 mil empregos (entre diretos e indiretos), levou 4,7 mil foliões entre cordas (e puxou outros 150 mil) e arrecadou mais de três toneladas de alimentos. Na edição 2020, os organizadores esperam elevar todos esses números. “Estamos preparando uma festa ainda melhor e mais organizada, com mais conforto para os foliões e mais segurança para todos que acompanham o bloco”, diz Fábio Henrique, da Colônia Produções.

Selecta Club no Instagram