Selecta Club entrevista: Alessandra Sobreira

Selecta Club entrevista: Alessandra Sobreira

Será hoje o showroom da coleção de verão da estilista Alessandra Sobreira, em seu ateliê no Bessa. A estilista sempre foi bastante conhecida por seus vestidos de noivas, mas desde que enveredou no prêt-à-porter que suas criações tem feito a cabeça de jovens do país inteiro. Seus vestidos estão estampados em novelas, revistas e até mesmo nas atrizes e garotas mais its da cidade. Depois de ter fotografado seu último catálogo com a atriz Tainá Muller, e prestes a abrir um ateliê em São Paulo, Alessandra nos contou um pouco sobre seu trabalho e também sobre as mudanças que vem acontecendo na sua carreira. Confira a seguir!
 


Tainá Muller – vestindo Alessandra Sobreira – e seu namorado Julio Oliveira

Selecta Club: Fala um pouco sobre essa mudança de João Pessoa para São Paulo.
Alessandra Sobreira: Não vou mudar, vou acrescentar São Paulo. Vou ter que me dividir entre São Paulo e João Pessoa – e ainda tem o Rio de Janeiro, onde sempre vou por causa da assessoria. E tô apostando que vamos fazer nome, como Martha Medeiros, por exemplo. Vou passar a princípio 10 dias do meu mês em São Paulo, num atelier/showroom, onde vou receber convidados, pessoas que vão marcar alguma hora… É um lugar aberto ao público, porém mais restrito. Vai ser no bairro da Vila Nova Conceição, na João Lourenço – é o bairro onde a Daslu começou. 

SC: Como está sendo essa transição de vestidos de noiva para roupas de noite?
AS: Eu acho que comecei pelo avesso, todo mundo começa fazendo coisas mais fáceis e parte para o mais difícil. Eu comecei com o mais difícil que é fazer alta costura e fui enveredando pro lado do prêt-a-porter. Essa minha coleção de agora (verão 2012) está bem mais dia, dá pra usar em tds os momentos. Eu tinha muita vontade de colocar isso em prática, pois na roupa de noiva eu tenho sempre a interferência do cliente – já na coleção eu posso colocar minha identidade, minha inspiração, e as pessoas que se identificarem é que vão comprar essa roupa.
 

 Croqui desenhado pela própria estilista.

SC: E como será a coleção de Alessandra Sobreira verão 2012?
AS: Duas coisas são bem marcantes – o splash de cores, como o coral, o azul, o pink, o off white e o preto. E tem também duas linhas distintas: a hand made, montada com artesanato paraibano, e a linha mais gold, feita com uns tecidos importados da Índia – são roupas mais exclusivas e com número limitado. Tem a linha night, onde eu tô usando muito paetê, e a linha boho, que é uma novidade, com uma estampa linda de colares e pedras. As minhas clientes vinham me pedindo roupas que elas pudessem usar mais vezes, no dia a dia – e por isso eu a criei. 

SC: Quais as tendências mais fortes dentro de sua coleção de verão.
AS: Todos os tecidos são leves, até os paetês são leves. A maior parte dos meus tecidos são a seda, também estou usando chiffon, gaze, cetim de seda… Também teremos maxi-saias, as minis também, as blusas são bastante soltas e tudo bem numa modelagem bem fluida. Os vestidos são muito soltos, mas também temos as cinturas marcadas e silhuetas ajustadas. 
 

 Pin ups são uma verdadeira paixão para Alessandra

SC: Por quê a Tainá Muller para estrelar o teu catálogo?
AS: A Tainá vestiu uma roupa minha na novela sem saber que era minha. Depois ela foi para um red carpet da Contigo com uma roupa minha, onde foi extremamente elogiada – todos paravam ela na festa pra perguntar de quem era o vestido. Depois disso surgiu uma curiosidade dela em saber quem eu era. Essa publicidade toda em torno dela no red carpet da Contigo foi muito boa pra nós duas. Então a convidei para participar do catálogo, onde ela representa uma mulher paraibana, usando artesanato paraibano, no próprio local onde veio a inspiração para as roupas. Dentro do salão onde recebo as clientes, nos jardins. Quis trazer ela pra cá, pro lugar onde isso tudo surge.