10 março

#SaúdeSelecta com o nutrólogo Dr Augusto Neto

#SaúdeSelecta com o nutrólogo Dr Augusto Neto

Intolerancia e alergia a Lactose, qual a diferença?

 

O leite é uma das nossas maiores fontes de cálcio. Isso nós já sabemos, não é? Porém, muitas pessoas podem sofrer com alguma alergia ou intolerância à lactose – açúcar natural encontrado na composição do líquido – e precisam evitar ao máximo o consumo da bebida, além dos seus derivados (iogurtes, queijos, etc).

 

A grande diferença entre a alergia alimentar e a intolerância à lactose é que a alergia é uma reação de proteção instantânea do nosso organismo ao alimento, enquanto a intolerância é uma rejeição mais complexa, devido à ausência de alguma enzima – que no caso do leite é a lactase -, incapacitando o corpo de absorver melhor os nutrientes do alimento.

 

A alergia, geralmente, é apresentada na primeira infância, onde os sintomas variam em feridas na pele (urticária), língua, refluxo gastresofágico, doenças respiratórias como bronquite e asma. A intolerância à lactose, pode variar a intensidade entre produção de gases aumentados na ingestão de laticínios, diarreia, cólicas intestinais e em casos mais raros, constipação crônica”, explica a profissional.

É importância de ingerir os nutrientes perdidos quando os leites e derivados são excluídos da alimentação saudável, pois eles oferecem fontes importantes de energia, proteínas, vitaminas e minerais, por isso é tão importante procurar um especialista para fazer estas substituições com eficiência, para não correr o risco de déficit de micro e macronutrientes da alimentação.

Selecta Club no Instagram