5 abril

#SaúdeSelecta com o nutrólogo Dr Augusto Neto

#SaúdeSelecta com o nutrólogo Dr Augusto Neto

Dr Augusto Neto

Coronavírus x Imunidade: os melhores alimentos para te ajudar a vencer essa luta!

 

Segundo a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde brasileiro, a definição para alimento funcional é: “todo aquele alimento que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo, sem supervisão médica”.

 

Separamos alguns alimentos funcionais que podem te ajudar a aumentar sua imunidade:
Frutas cítricas como a Laranja, a acerola e o kiwi, entre outras, são ricas em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Alimentos como brócolis, couve e espinafre contém ácido fólico, que auxiliam na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Alimentos ricos em zinco, que deixam as células bem mais resistentes contra invasores externos, e pode ser encontrada nas carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas.

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos.
O alho, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina.

Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

Acesse nosso site para ler a matéria completa: https://www.draugustoneto.com.br/blog

Selecta Club no Instagram