18 março

#SaúdeSelecta com o Dr Augusto Neto

#SaúdeSelecta com o Dr Augusto Neto

A nossa editora Celeste Maia entrevistando o nutrólogo Dr Augusto Neto

O badalado nutrólogo Dr Augusto Neto nos deu várias dicas para a prevenção do corona vírus. Confiram:

 

As recomendações incluem bons hábitos de higiene. Segundo o Ministério da Saúde, o coronavírus é transmitido de diversas maneiras. As principais formas são pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas — saliva, tosse e espirro —, contato pessoal próximo, com objetos ou superfícies contaminadas e contato com a boca, nariz ou olhos, daí a importância da higienização adequada das mãos.

 

 

A principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado. Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções.

 

Na nossa região, temos uma série de frutas características do Nordeste que são ricas em vitamina C, que ajudam a reforçar nosso sistema imunológico: goiaba, caju, acerola, limão. Algumas verduras e legumes são interessantes para a gente, nos trazem micronutrientes, vitaminas, minerais. Alguns contêm uma pequena quantidade de vitamina C. Você pode, por exemplo, fazer um tempero com cebola, cebolinha, tomate, que é rico em licopeno [substância antioxidante que dá a coloração vermelha].

 

É importante reforçar que não há motivo para pânico. A mortalidade do coronavírus não parece ser muito alta e não enfrentarmos uma epidemia no Brasil. Ainda assim, vale seguir aquela recomendação aplicada a qualquer doença que se dissemina pelo ar: mantenha distância de pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre.

 

Por outro lado, ao espirrar e tossir, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável. Seguindo essas orientações, você cuida de quem está ao seu redor e de si mesmo.

Selecta Club no Instagram