6 agosto

Olimpíada Brasileira de Robótica acontece entre 27 e 31 de agosto, na Estação das Artes

Olimpíada Brasileira de Robótica acontece entre 27 e 31 de agosto, na Estação das Artes

Todos os anos, desde 2011, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, sedia a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática. O objetivo do evento é estimular jovens a ingressar na carreira cientifico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, além de incentivar e disseminar a robótica pelo Brasil.

 

Participam desta etapa jovens do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. Em 2019, o total de equipes inscritas foi 346, totalizando cerca de 1.500 alunos.
Na competição, o aluno participante tem a missão de montar e programar um robô que, de forma autônoma, deve atuar como “bombeiro” no desafio de resgate. A arena simula um ambiente de desastre e os robôs devem superar obstáculos, falhas no percurso, uma rampa com inclinação de até 20°, passar por um portal e serem capazes de identificar e resgatar uma vítima. Os estudantes dedicam-se durante meses à preparação para o evento, construindo seus robôs e criando programações para superar o percurso exigido, que só é divulgado momentos antes das provas.

 

 

As competições são abertas para o público assistir na Estação das Artes – anexo da Estação Cabo Branco, e a entrada é gratuita.

Selecta Club no Instagram