Maxi Moda 2011

Maxi Moda 2011

 Nesta última sexta feira, o Selecta Club arrumou a mala e foi direto pra Fortaleza conferir as palestras de marketing de moda do Maxi Moda – um evento realizado por Márcia Travessoni (publicitária e apresentadora do programa M de Moda) que reuniu algumas das principais "mentes" do mundo da moda no Brasil. Lá, assistimos palestras de gente como Oskar Metsavaht, Amir Slama, Costanza Pascolato com o embaixador da H. Stern Christian Hallot e ainda Andrea Bisker – editora do WGSN na América Latina. 

 

Oskar Metsavaht

O primeiro palestrante foi Oskar Metsavaht – aqui, o diretor criativo da Osklen, marca que as paraibanas adoram. Na palestra ele contou como fez da Osklen um sucesso dentro do país, uma marca que ao mesmo tempo que representa "Brasil", também pertence ao mercado de luxo. Hoje, a Osklen possui lojas também em Nova York e Tóquio. "Banana is my business", mas com qualidade internacional e essência única!

Márcia Travessoni e Amir Slama

No Brasil, quando se pensa em moda praia, se pensa também em Amir Slama – um dos responsáveis por levar esse ramo da moda aqui no país para as grandes passarelas do mundo através da Rosa Chá. Hoje, Amir está à frente de sua marca própria e homônima – uma espécia de alta-costura da moda praia, com roupas exclusivas e sob medida. Na palestra ele contou toda a sua trajetória, desde os primórdios da Rosa Chá e dos primeiros grandes desfiles aqui no Brasil até hoje. "Eu tento resgatar a brasilidade com muita elegância", disse Amir (e a gente concorda!).

 

Costanza Pascolato e Christian Hallot

Em seguida, o público pode presenciar um divertido bate-papo entre Christian Hallot, embaixador da H. Stern e a nossa Anna Wintour, Costanza Pascolato, que por muitos anos foi consultora de estilo da marca e uma das responsáveis por renovar o estilo da H. Stern – o que a fez ser conhecida no mundo inteiro como uma joalheria genuinamente brasileira (e chic!). Com a entrada de Costanza, a H. Stern foi a primeira joalheria a fazer prêt-à-porter de jóias, sem contar que a coleção "Pedras Roladas", assinada por ela, é um dos maiores sucessos da marca. "Você precisa conhecer suas origens" foi o grande conselho de Costanza para quem quer trabalhar com moda no Brasil. 

Andrea Bisker, editora do WGSN na América Latina

 
Fechando com chave de ouro, o Maxi Moda levou ao palco a editora do WGSN na América Latina, Andrea Bisker. WGSN é um serviço de cool hunting – isso significa que eles rastreiam pelo mundo o que será moda e tendência nos anos futuros, e isso não vale só para a moda, mas também para outros setores do mercado e sociedade. Ela contou a trajetória do WGSN, um dos birôs de tendências mais importantes da atualidade, que foi criado em 1998 – mesmo ano da criação do Google. Esse tipo de análise que o WGSN faz permite saber como o mercado irá se comportar – e para isso já existem até uma nova profissão, a de "cool hunter", assim como escolas especializadas no assunto. Para ser um cool hunter, "você tem que rastrear tudo o que está acontecendo no mundo, tem que estar conectado", avaliou Andrea Bisker.