10 outubro

João José Cruz fala sobre a greve dos bancários

João José Cruz fala sobre a greve dos bancários

É do conhecimento de todos que os bancários estão em greve há mais de 20 dias, portanto, como o blog se preocupa também com os direitos dos nossos leitores, resolvemos ir ao PROCON Municipal de João Pessoa – PB e entrevistar o Assessor Jurídico da Coordenação Geral, o advogado João José Cruz, a respeito dos principais problemas ocasionados pela greve ao consumidor:

 

1. Quais os principais problemas enfrentados pelos consumidores durante o período da greve dos bancários?

 

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores nesses 20 (vinte) dias de greve é, sem dúvida alguma, a falta de abastecimento dos caixas eletrônicos e a ausência de envelopes nos estabelecimentos bancários, impossibilitando os consumidores de sacar dinheiro e de realizar depósitos.

 

2. O que os consumidores devem fazer para não serem lesados com a impossibilidade do pagamento das suas contas?

 

Os consumidores devem esgotar todas as tentativas de pagamento possíveis, assim como pagamentos pela internet, caixas eletrônicos, Casas Lotéricas, etc. No entanto, feitas todas essas tentativas e não conseguindo lograr êxito, os consumidores deverão, após o término da greve, protocolizar um requerimento administrativo junto ao seu gerente bancário e solicitar o ressarcimento dos juros e taxas indevidas, caso não tenha a solicitação atendida, deverá registrar uma reclamação junto ao PROCON, com o objetivo de se resguardarem de uma eventual cobrança indevida.

 

3. O PROCON poderá ajudar os consumidores em casos de urgência no período da greve dos bancários?

 

Sim. Solicitamos ao movimento grevista que viabilizasse um atendimento prioritário (idosos, gestantes e deficientes) durante este período, em especial no que diz respeito ao fornecimento do auxílio necessário às pessoas que têm dificuldade de utilização dos terminais eletrônicos. Também estamos mantendo contato diário, através de um canal direto com o Sindicato dos Bancários, que veem sempre atendendo as nossas solicitações de casos urgentes.

Selecta Club no Instagram