25 abril

Iasmin Andrade Alves se apresenta no Varal Poético da Estação Cabo Branco

Iasmin Andrade Alves se apresenta no Varal Poético da Estação Cabo Branco

Diversão pra família toda! (Foto: PMPJ)

A estudante de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Iasmin Andrade Alves é a convidada do projeto literário Varal Poético da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Altiplano, que acontecerá nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, na sala de práticas educacionais, do lado do estacionamento. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

 

Nesta edição do Varal Poético, Iasmin Andrade, vai trabalhar com as representações femininas nos folhetos de cordeis “A moça que deu uma rasteira no diabo”, de autoria da cordelista e escritora Madalena Castro e o cordel “A mulher que enganou o diabo”, do cordelista e xilogravurista José da Costa Leite, autor da xilo desenhada na parede lateral do prédio administrativo da Estação.

 

Sobre a autora – Iasmin Andrade é estudante do curso de Letras (Língua Portuguesa) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 2016, atualmente, bolsista no projeto de extensão intitulado “Mulheres em cena: Protagonismo feminino na Cultura Popular” (PROBEX 2019) e voluntária no projeto de pesquisa “Poetisas do Al-Aldalus e Repentistas do Nordeste brasileiro: proposta de leituras comparatistas” (PIVIC 2018). Também foi bolsista do projeto de extensão “O folheto de cordel: Pluralidade de linguagens” (PROBEX 2018) e é vinculada ao Grupo Christine de Pizan (UFPB/UnB/CnPq) desde 2018. Tendo como objetivo estabelecer contato mais próximo com cordéis de autoria feminina, além de realizar uma discussão comparativa acerca das representações femininas nos folhetos de cordéis selecionados, foram escolhidos para o Varal Poético os cordéis “A moça que deu uma rasteira no diabo”, de Madalena Castro, e “A mulher que enganou o diabo”, de José Costa Leite.

 

Varal Poético – Estimula a prática da recitação poética por meio da realização de saraus em interação com outras linguagens artísticas, incentivando o surgimento de novos poetas e contribuindo com a divulgação da produção literária paraibana.

Iasmin Andrade Alves

Selecta Club no Instagram