9 janeiro

Expedição Nordeste viaja pela capital e interior da Paraíba em dois episódios

Expedição Nordeste viaja pela capital e interior da Paraíba em dois episódios

Desbravando roteiros pelas capitais e interior da região, a série Expedição Nordeste chega à Paraíba em dois episódios que vão ao ar neste mês. Produzida pela baiana Têm Dendê Produções e exibida no canal Smithsonian Channel (Claro 590 / BluTV 384), sempre a partir das 18h30, a série é apresentada pelos irmãos Tauã e Caiã Cordel, líderes da banda Tribo Cordel. O ciclo paraibano da produção acontece depois da dupla sair de Recife e passar pelo Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

O primeiro episódio vai ao ar nesta quarta-feira (06), precisamente na “Roliúde Nordestina”, um lugar onde tudo é cinematográfico. Cabaceiras é o nome verdadeiro da cidade que serve de cenário para muitas produções do cinema e da televisão no Brasil. O roteiro dos irmãos Cordel inclui um passeio para conhecer o Memorial Cinematográfico, um bate-papo com os expositores e desafios que a dupla precisa cumprir. A economia do lugar tem a ver também com o bode, um animal resistente à seca, símbolo da região do Cariri e personagem do desafio dos irmãos. Caiã, vestido de cangaceiro, passa o dia na lida do bode. Já Tauã vai cumprir o seu desafio em um curtume da cidade, onde aprende a tratar o couro do bode. O episódio é encerrado no Lajedo de Pai Mateus, com muita música.

 

Depois de uma passagem por Pernambuco, o segundo episódio na Paraíba vai ao ar no dia 20 de janeiro (quarta-feira), quando os músicos chegam em João Pessoa, o ponto extremo oriental das Américas, e Cabedelo. A aventura começa com um passeio pela cidade e eles são contemplados com um pôr do sol da sacada do antigo Hotel Globo. De lá seguem para um passeio no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. Na hora de escolher os desafios, eles precisam decidir entre a técnica e a criatividade. Caiã vai parar em uma cozinha industrial e o seu desafio é preparar um prato típico da região. Enquanto is so, Tauã se aventura em um passeio de wakeboard no estuário do Rio Paraíba. No final da experiência eles se encontram e encerram o episódio compartilhando as vivências com o instrumentista, cantor e compositor Pinto do Acordeon.

 

 

Sobre a série

 

A série surgiu do desejo de mostrar o Nordeste a partir de uma aventura e do olhar dos moradores de cada canto da região. “A inspiração para criar Expedição Nordeste veio durante uma viagem pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. Foi nessa viagem que tive a ideia de criar uma jornada que mostraria a aventura de dois jovens buscando conhecer o Brasil de verdade, partindo dessa região tão rica e importante histórica e culturalmente”, explica Vânia Lima, idealizadora da produção e diretora da Têm Dendê. À frente de Expedição Nordeste, os irmãos Caiã e Tauã Cordel formam uma dupla bastante conhecida dos nordestinos. Filhos do consagrado cantor e compositor Nando Cordel, eles seguem os passos do pai e lideram a Tribo Cordel, banda que há sete anos viaja o país tocando o forreggae, mistura de forró com reggae.

 

Com roteiros de Suzana Aguiar e Ailly Cavalcanti, direção de Caio Coutinho, Fernanda Bastos e Vânia Lima, fotografia de Claudio Antonio, e direção de montagem de Taguay Tayussy, “Expedição Nordeste” é desenvolvido com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav 01).

Selecta Club no Instagram