31 julho

Dicas de Direito do Consumidor com o advogado João José Cruz

Dicas de Direito do Consumidor com o advogado João José Cruz

João José Cruz

⚫ AS COMPRAS PELA INTERNET E O DIREITO DO CONSUMIDOR ⚫

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos dias de hoje, fazer compras pela internet já faz parte da rotina dos consumidores, no entanto, infelizmente, ainda nos deparamos com empresas que se utilizam da internet para burlar a relação de consumo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vejamos abaixo algumas dicas que você deve seguir, antes de efetuar sua compra pela internet:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ Quais os cuidados que o consumidor deverá tomar antes de fazer uma compra pela internet?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔ O consumidor deverá pesquisar muito bem a idoneidade da loja online, conferindo se o site disponibiliza informações como CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato direito com o consumidor (chat, e-mail e SAC).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ Existe alguma maneira do consumidor saber se aquela determinada empresa tem algum problema nos órgãos de proteção ao consumidor?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✔ Sim. O consumidor poderá verificar se a empresa possui muitas reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor de seu estado, como o Procon, ou no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ E na hora da compra, quais as principais observações a serem feitas para que consumidor não venha a sofrer um golpe?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✔ Na hora da compra, desconfie de ofertas muito abaixo da média, lembrando ainda que o consumidor tem o direito de exigir que os produtos lhe sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados na mídia, cartazes ou outros meios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ Existe alguma recomendação na hora do pagamento?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✔ Sim. Antes de informar qualquer dado bancário, é importante se certificar acerca da segurança do site, conferindo se na barra de endereço do navegador web aparece a imagem de um cadeado. Também não podemos esquecer de dizer que após o pagamento, o consumidor deverá acompanhar a fatura do cartão e, ao verificar qualquer problema, comunicar imediatamente à administradora ou banco.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ O consumidor poderá se arrepender da compra feita pela internet?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✔ Sim. As compras realizadas fora do estabelecimento comercial possibilitam ao consumidor o direito de desistir da aquisição em até sete dias após o recebimento do produto.

Selecta Club no Instagram