Aumento de massa muscular

Aumento de massa muscular
O nutricionista Sebastião Filho nos dando as melhores dicas de saúde

O ganho de massa muscular tão desejado pela grande maioria dos atletas e desportistas está na dependência de muitos fatores. Dentre eles podemos destacar o metabolismo, que nada mais é do que o conjunto de reações bioquímicas que ocorre dentro do nosso corpo para que o aproveitamento dos nutrientes ingeridos nas refeições seja excelente, como também os fatores genéticos que irão favorecer ou não o aumento da massa muscular. Sabemos que as pessoas que possuem um metabolismo acelerado têm uma maior dificuldade de construir uma musculatura mais avantajada, da mesma forma que, pessoas com predisposição genética pouco favorável, apresentam essa mesma dificuldade no que diz respeito ao referido ganho. Mas geralmente a maioria das pessoas apresentam um metabolismo normal como também uma boa genética e por não conseguirem uma excelente massa muscular por falta de disciplina, culpam os fatores genéticos e metabólicos. Para se obter um ótimo ganho de massa muscular, são imprescindíveis alguns cuidados como:

 

– uma periodização de treinamento elaborada criteriosamente levando-se em conta os princípios do treinamento desportivo.

– praticar uma alimentação direcionada ao treinamento seguindo os princípios da nutrição para que o organismo não venha a sofrer de carências ou excessos de nutrientes.

 

Iniciar a preparação visando o ganho de massa muscular e esquecer que o tecido adiposo também será aumentado para em um segundo momento da periodização a gordura que foi armazenada ser transformada em energia para a própria construção muscular. A suplementação nutricional deve ser administrada, porém de uma forma científica e não aleatória para que o organismo utilize realmente os nutrientes sem haver perdas nem sobrecarga de órgãos vitais. Um outro ponto chave para se alcançar a meta traçada é o repouso da musculatura. O corpo necessita repor as perdas diárias e oito horas de sono (repouso) por dia, já são suficientes para uma boa recuperação. Durante esse período de descanso os estoques musculares e hepáticos de glicogênio aumentam, o que irá favorecer as contrações ocorrerem mais forte, um aumento de força e um maior rompimento das fibras para uma futura reparação sob a forma de hipertrofia muscular. Um outro ponto também muito importante para quem deseja ganhar massa muscular, é a ingestão de álcool e o hábito de fumar que têm uma contribuição negativa para esse processo, portanto devem ser evitados. Em síntese, disciplina é fundamental tanto no que diz respeito ao treinamento, a dieta e suplementação nutricional como também ao repouso muscular. Essa tríade é a grande responsável pelo ganho expressivo de massa muscular sem comprometimento para a saúde.