27 Março

Alimentação Saudável Combate o Envelhecimento Precoce

Alimentação Saudável Combate o Envelhecimento Precoce

Será que você já se preocupou em observar se seu hábito alimentar está acelerando seu processo de envelhecimento? Para que você tenha um organismo são e uma aparência mais jovem, com a pele mais sedosa, o cabelo com mais brilho, as rugas mais superficiais, se faz necessário uma mudança meio radical em sua alimentação cotidiana. Vale salientar que o envelhecimento ao qual me refiro, não é apenas do aspecto estético, mas também do fisiológico. Sabe-se que os excessos e as deficiências nutricionais pioram o nível de qualidade da saúde das pessoas, contribuindo desta forma, para uma redução na expectativa de vida das pulações.

 

Vejamos algumas orientações que podem melhorar seu nível de qualidade de vida:

 

1) reduza a ingestão de carboidratos de alto nível glicêmico como os doces, massas, pães e algumas farinhas não integrais e substitua por frutas, vegetais, grãos , farinhas e massas integrais.

2) reduza a ingestão de sal de cozinha. A recomendação própria para o consumo é em torno de 6 gramas/dia, mas geralmente extrapola, o que pode levar ao aparecimento de um quadro de hipertensão a médio ou longo prazo.

3) aumente a ingetão de líquidos, principalmente de água natural. Os sucos naturais de frutas e alguns tipos de chá também devem fazer parte da rotina.
4) reduza a ingestão de gorduras de origem animal, principalmente os defumados e embutidos, para evitar acúmulo das mesmas no interior das artérias e substitua por azeite de oliva extra virgem e sementes oleaginosas como as castanhas do Pará e de caju, amendoim, óleo de coco, nozes, amêndoas, e etc.
5) mastigue bem os alimentos para melhor aproveitá-los, uma vez que a boa mastigação evita o surgimento de gastrite e melhora a digestão.
6) fuja das dietas da moda que prometem perdas grandes de peso em curto espaço de tempo.
7) não faça substituições de refeições por shakes de baixíssima caloria para que você não desenvolva nenhum tipo de carência nutricional específica.
8) evite ficar de estômago vazio por mais de três horas para que você não coma demais na refeição seguinte.
9) não faça uso de suplementos nutricionais sem a prescrição nutricional ou médica.
10) durma pelo menos 8 horas por dia e procure fazer atividade físicas ou de lazer que lhe confiram prazer e as refeições principais em locais tranquilos. Lembre-se de fracionar as refeições em pelo menos seis vezes para seu melhor aproveitamento.

 

As melhores dicas de saúde e alimentação do nutricionista Sebastião Filho

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